Artigo Usabilidade em Dispositivos M veis
Usabilidade em Dispositivos Móveis
Carlos Eduardo de Menezes Maia
RESUMO
Os dispositivos móveis estão sendo cada vez mais utilizados para acessar serviços web. No entanto, a maior parte dos recursos disponíveis não são utilizados devido à falta de possibilidade de utilização das aplicações nestes dispositivos. Nesse ambiente, avaliações de usabilidade são muitas vezes evitadas por desenvolvedores ou empresas devido à sua falta de experiência nesta área. Assim, existe uma procura crescente para explorar metodologias de avaliação adequados que avaliam a usabilidade aplicações para dispositivos móveis de uma forma mais abrangente.
PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, Mobile, Aplicações Web, Ubiquidade.
1. INTRODUÇÃO
Neste artigo, será apresentado várias técnicas de inspeção de usabilidade, devido ao crescente número de dispositivos móveis, permitindo aos usuários executar mais tarefas em um ambiente móvel. Além disso, os avanços tecnológicos nas áreas de dispositivos móveis e redes de comunicação tem tornado possível a computação ubíqua. Visto que pessoas com perfis diferentes estão usando esta plataforma é preciso ter atenção a usabilidade dos aplicativos desenvolvidos para esses dispositivos móveis em alguns contextos. Este artigo propõe explorar as técnicas de usabilidade para aplicativos móveis visando aumentar a qualidade do software. Espera-se que, através desta deste artigo, seja possível definir uma aplicação móvel usável, e por fim, demonstrar como é ou deve ser uma aplicação móvel em termos de usabilidade.
2. HISTÓRICO Segundo KIRUBAKARAN (2013), de acordo com as últimas pesquisas do Wireless Smartphone Strategies (WSS), o número de dispositivos móveis em uso no mundo ultrapassou a marca de 1 bilhão de unidades pela primeira vez no terceiro trimestre de 2012. Passaram-se 16 anos para a indústria de telefonia inteligente chegar a este marco histórico, o próximo bilhão já foi