Artigo UML
Raul Barbosa Lummertz1
Cristiane Machado de Vargas2
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Catarinense – Campus Sombrio
Resumo: Neste artigo é descrito como desenvolver um sistema em UML, suas fases durante o desenvolvimento e as principais funcionalidades da linguagem UML.
Descreve também as aplicações de diagramas em um sistema e o que são os diagramas.
Palavras-chaves: desenvolvimento, sistema, diagramas.
1 Introdução
Define-se UML (Unified Modeling Language) como uma família de notações gráficas, apoiada por um metamodelo único, que ajuda na descrição e no projeto de sistemas de software, particularmente daqueles construídos utilizando o estilo orientado a objetos (OO),
A UML é um padrão relativamente aberto, controlado pela OMG (Object
Managemente Group), um consórcio aberto de empresas.
“A UML nasceu da unificação das muitas linguagens gráficas de modelagem orientadas a objetos que florescem no final dos anos oitenta, início dos noventa.”
(FOWLER, 2004)
A UML é uma linguagem e, portanto, é somente uma parte de um método para desenvolvimento de software. A UML é independente do processo, apesar de ser perfeitamente utilizada em processo orientado a casos de usos, centrado na arquitetura, iterativo e incremental. (BOOCH, RUMBAUGH, JACOBSON, 2006)
2 Desenvolvimento de um sistema em UML
A UML suporta as cinco fases de desenvolvimento de Software: levantamento de requisitos, análise, requisitos, implementação e testes. Estas fases não necessariamente devem ser executadas na ordem sequencial.
2.1 Levantamento de Requisitos
Segundo Macoratti, “Essa etapa se caracteriza pela definição do comportamento do sistema, ou seja, como o sistema age ou reage, descrevendo o relacionamento entre o ambiente e o sistema.” Deve ser uma definição de necessidades do usuário e o mesmo deve indicar os requisitos prioritários para o sistema.
1 Cursando técnico em Informática,