UML(ARTIGO)
Agenor Rodrigo Moura de FARIAS¹; Thiago Henrique Martins TAVARES²; Everson William
Silveira da CONCEIÇÃO³.
Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Sistemas de Informação - Banco de dados
30/10/2013
Resumo
O presente artigo tem por finalidade dar um entendimento sobre a linguagem UML e mostrar o seu objetivo no meio tecnológico, abordando os principais tópicos na utilização da linguagem, bem também como mostrar os seus principais diagramas e seus objetivos na implantação de projetos e desenvolvimento de softwares visando melhorar a utilização das máquinas no que diz respeito à programação. Mostrando seus benefícios, vantagens e os passos que devem ser adotados para implementar a UML de forma correta e evitar problemas futuros.
Fazendo com que os usuários possam compreender melhor os possíveis erros que os projetos estão sujeitos a ter. E possivelmente resolve-los de forma mais eficiente seguindo os passos corretos e consequentemente melhorando a qualidade dos seus projetos e desenvolvimento de softwares para empresas ou fins pessoais.
Palavras-chave: diagrama, sistema, classes, análise.
Introdução
A Unified Modelling Language (UML) é a linguagem padrão usada para especificar, visualizar, documentar e construir artefatos de um sistema e pode ser utilizada com todos os processos ao longo do ciclo de desenvolvimento e através de diferentes tecnologias de implementação [Furlan, 1998].
A UML disponibiliza uma forma padrão de modelagem de projetos de Sistemas, incluindo seus aspectos conceituais tais como processos de negócios e funções do sistema, além de itens concretos como as classes escritas em determinada linguagem de programação, processos de banco de dados e componentes de software reutilizáveis.
Ela é composta por muitos elementos de modelo que representam as diferentes partes de um sistema de software. Os elementos UML são usados para criar diagramas, que representam uma determinada parte, ou um ponto de