Artigo tijolo solo cimento
CURSO/HABILITAÇÃO: ENGENHARIA CIVIL
6° SEMESTRE
AUTORES
Angélica Daiane
Angélica Godoi Jorge Fernando Maurílio Mateus Rosana Cristina
ARTIGO-TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO
Atividade apresentada como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Materiais de Construção, no Curso de Engenharia Civil.
Prof. Romário Sales Pereira
Ipatinga, 2015
RESUMO
A indústria da construção com o intuito de exaltar a importância de métodos construtivos sustentáveis vem inovando com novas tecnologias. O estudo de tais métodos nos levou ao tijolo prensado de solo-cimento confeccionado com resíduos de concreto, que através de pesquisas, testes e demais estudos, pesquisadores puderam chegar à conclusão de ser um material menos poluente, com melhores propriedades mecânicas e podendo ser mais viável até economicamente, que os tijolos solo-cimento convencionais, favorecendo a redução do consumo de cimento e a obtenção de tijolos de melhor qualidade. Entretanto para que possa ocorrer o largo uso desse material é necessário conhecer seu comportamento ao longo do tempo. É fundamental o conhecimento das condições de uso e da durabilidade. Através de artigos, relatórios e textos provenientes desses estudos foi redigito esse artigo.
Palavras-chave: métodos construtivos sustentáveis, tijolos solo-cimento, meio-ambiente.
INTRODUÇÃO
A construção civil ocupa grande parte da economia mundial, isso também vale para o brasil em que boa parte do seu PIB está ligado a este ramo, com isso está atrelado que grande parte da degradação ambiental e ocasionada pela indústria da construção.
Não existe construção que não gere impactos no meio ambiente, a busca é por intervenções que o ocasionem em menor escala.
O uso de métodos construtivos sustentáveis vem cada vez mais tomando uma importância considerável, tornando até um diferencial para empresas do ramo. A terra crua como matéria prima no material de construção é uma das