ARTIGO SURDEZ SOL
Solange Gonçalves Nunes de Sousa2
Karla Simone da Silva Costa3
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo discutir as dificuldades da criança surda no processo de aquisição da escrita da língua portuguesa no ensino regular público do município de Caxias-MA, buscando conhecer como é/ou pode ser direcionada a prática pedagógica utilizada e se esse processo é análogo ao vivenciado pelas crianças ouvintes. Assim, foi realizada uma pesquisa, através de questionário, com professores que trabalham com alunos surdos, onde foi possível verificar que há uma opinião dividida a respeito da aprendizagem do aluno surdo.
Palavras-chave: Aquisição da escrita, língua portuguesa, surdo.
ABSTRACT
This article aims to discuss the difficulties of deaf children in the acquisition of written Portuguese language in regular public schools in the municipality of Caxias, MA, seeking to know how / or can be directed to pedagogical practice used and this process is analogous to that experienced by hearing children. Thus, a survey was conducted through a questionnaire, with teachers working with deaf students, where we found that there is a split about learning the deaf student opinion.
Keywords: Acquisition of writing, portuguese language, dea.
1 INTRODUÇÃO
A educação é um direito de todos os cidadãos brasileiros, independente de raça, religião, sexo, de apresentar ou não uma deficiência, constituindo, dessa forma, obrigação dos sistemas de ensino instituir ações que viabilizem condições de acesso ao currículo e, consequentemente, ao desenvolvimento educacional. No entanto, percebe-se que a educação do surdo ainda é um assunto permeado por conflitos, em que propostas educacionais direcionadas a estes acabam impondo uma série de limitações que dificultam seu desenvolvimento cognitivo, principalmente quanto à aquisição da escrita em língua portuguesa. Nesse