Artigo sobre o Florir Toledo
Adriana Alves Costa1
Resumo
O presente artigo trata das Oficinas de Educação Ambiental realizadas no Projeto Florir Toledo, ocorridas ao longo do ano de 2011, as quais tem como objetivo estabelecer diálogos e reflexões com crianças e adolescentes atendidos pelo respectivo projeto acerca da importância da preservação do meio ambiente, na tentativa de promover a cidadania e melhoria da qualidade de vida da população.
Educação Ambiental; adolescentes ; Florir Toledo
Introdução
O presente artigo é oriundo das Oficinas de Educação Ambiental no Projeto Florir Toledo2: Juventude, cidadania e meio ambiente, uma das atividades realizadas no ano de 2011 no Programa de Educação Tutorial do Serviço Social ( PETSS). Este projeto foi realizado em parceria com a Sala de Estudos e Informações em Políticas Ambientais e Sustentabilidade – SEIPAS, tendo por coordenadora desta atividade a docente Ms Diuslene Rodrigues Fabris. Participaram como facilitadoras da atividade as acadêmicas do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná ( UNIOESTE): Adriana Alves Costa, Camila da Silva, Vanessa Schneider, Larissa Teodoro R. da Silva e Maiara Bageti ministrando palestras e oficinas.
Foram abordadas diversas temáticas , tendo como foco principal o meio ambiente e saúde em decorrência do PETss (temático) e o SEIPAS estarem diretamente relacionados ao meio ambiente. Porém também foram ministradas atividades relacionadas com cultura, esporte e direitos humanos conforme pode-se verificar no decorrer deste trabalho.
Objetivos
Geral:
- Criar espaços de discussões, reflexões e ações socioambientais nos quais as crianças e adolescentes do projeto Florir Toledo possam apreender, questionar, propor e assumir responsabilidades na proteção do meio ambiente como protagonistas de mudanças no fomento do desenvolvimento sustentável.