Reutilização e Reciclagem de Garrafas Pet
GARRAFAS PET
Este capítulo é dividido em quatro subcapítulos: no primeiro são abordados conceitos básicos relacionados à Garrafa Pet. Nesta parte se aborda como é quimicamente formada a Garrafa Pet. Neste primeiro subcapitulo, será feita também uma breve descrição com algumas definições sobre os polímeros e suas classificações. O subcapítulo seguinte, Impactos Econômicos e Ambientais, tem foco na importância econômica e social causado pelo mau uso das Garrafas Pet. No subcapitulo Impactos Econômicos será apresentado através de gráficos e citações de vários autores como o crescimento urbano, o desperdício de resíduos, o mau aproveitamento dos mesmos, e como isso afeta o meio-ambiente, na qual, os governos e as organizações, através do Marketing Verde e das ações governamentais, que na qual, são parte fundamental para a conscientização da população para que possam voltar-se para a preservação do meio em que vivemos. Em Impactos Sociais será analisado como o mau uso da Garrafa Pet atinge negativamente a sociedade urbana. No subcapitulo seguinte, em Indústria e Mercado, analisaremos o mercado interno e externo de reciclagem pet e a indústria brasileira, na qual, serão mostrados dados concretos sobre a coleta e incentivos governamentais no segmento de reciclagem no Brasil.
No subcapitulo Descontaminação Pet / Sistema Bottle to Bottle, será relatado os precessos da geração da matéria-prima provenientes da reciclagem e das garrafas pets, além de citar as resoluções das agências que autorizam o uso deste novo meio de reciclagem.
2.1Conceitos Básicos
Antes de falarmos sobre a Garrafa Pet temos que saber como são formados esses materiais: Segundo CANELLAS (2005) Os plásticos são polímeros produzidos a partir de processos petroquímicos. O PET, Polietileno tereftalato, é um deles, e foi desenvolvido em 1941 pelos químicos ingleses Whinfield e Dickson. Por ser um material inerte, leve, resistente e transparente, passou a ser