artigo sobre o estuario de ceará-mirim
Curso de técnico em Meio Ambiente
Relatório sobre o Estuário do Rio Potengi
Disciplina de Educação Ambiental
Professor: Wesley
Aluno: Fausto Rocha
A expressão do nome “Rio Potengi” é de origem indígena, que significa Rio dos Camarões, devido a grande abundância desse crustáceo, que era um dos principais alimento das populações indígenas que viviam próximas às margens do rio, daí também surgiu a expressão “Potiguar”,que significa comedores de camarão e, que hoje identifica as pessoas que nascem ou moram no estado do Rio Grande do Norte.
Devido a sua grande extensão foi denominado de Rio Grande, pelos primeiros colonizadores que aqui chegaram,dando assim origem ao nome do nosso estado.
Hoje é considerado o principal rio do estado do RN, com uma extensão de 176 km, a sua nascente está localizada no município de Serro Corá e sua foz no município de Natal, local este onde acontece o encontro das águas do rio com as águas do oceano atlântico, formando assim um “estuário”,um fenômeno muito importante para a vida do rio. Esse fenômeno proporciona uma limpeza natural de suas águas até a entrada de vários nutrientes para o rio, dando-lhe condições essências para que atraiam outras espécies de vida marinha para o rio, como: tartarugas marinhas, botos cinza, peixes e outras espécies, aumentando ainda mais a riqueza desse ecossistema e sua biodiversidade.
Outro ecossistema que contribui de forma significativa e de relevante importância para o Rio Potengi,são os “manguezais”, sua grande função é servir de berçário natural da vida marinha, oferecendo um ambiente extremamente viável para reprodução de várias espécies, devido sua grande riqueza de nutrientes. O mangue além de oferecer todos esses benefícios ainda protege suas margens, evitando o ensoreamento do rio.
Porém, o Rio Potengi, vem sofrendo muito com a poluição de suas águas ao longo dos anos, isso em partes tem relação com construção da cidade