Artigo sobre respiração celular
Caroline Desimon da Silva¹
Resumo: A respiração celular é constituída de diversas fases, sendo elas: Glicólise, que é subdividida em Fase de investimento e Fase de pagamento; Ciclo de Krebs ou Ciclo do ácido cítrico e Cadeia Respiratória. A função principal da Respiração celular é a obtenção de energia através da extração de energia de diferentes tipos de fontes, como proteínas, lipídeos e carboidratos. Essas diferentes fontes de energia são convertidas em ATP (Adenosina Tri Fosfato). O processo de fermentação é um termo geral para a degradação anaeróbia da glicose ou de outros nutrientes orgânicos para a obtenção de energia, conservada como ATP.
Palavras-chave: Respiração celular, Glicólise, Gliconeogênese, Ciclo de Krebs ou Ciclo do Ácido Cítrico, Cadeia Respiratória, Fermentação, Fase, Função, ATP, Energia.
GLICÓLISE
A glicólise ou Via Glicolítica é a primeira fase da Respiração Celular e via central de produção de energia. É na glicólise que uma molécula de glicose é degradada em uma série de reações catalisadas por enzimas, gerando duas moléculas do composto de três átomos de carbono chamado piruvato. Durante as reações sequenciais da glicólise, parte da energia livre da glicose é conservada na forma de ATP e NADH.
É uma via central quase universal do catabolismo da glicose, a via com o maior fluxo de carbono na maioria das células. A quebra glicolítica da glicose é a única fonte de energia metabólica em alguns tecidos e células de mamíferos (eritrócitos, medula renal, cérebro e esperma). Alguns tecidos vegetais modificados para o armazenamento de amido e algumas plantas aquáticas derivam a maior parte da sua energia da glicólise.
Ocorre no citosol da célula e possui uma série de 10 reações enzimáticas. Reações essas divididas em duas fases: * Fase Preparatória/Investimento * Fase de Pagamento
Na fase preparatória a glicólise possui seis átomos de carbono e divide-se em duas moléculas com três átomos