Banco de dados
Disciplina: Informática Aplicada BANCO DE DADOS
Os bancos de dados se engenharam graças à necessidade das grandes empresas de armazenar grandiosas quantidades de informação de uma forma rápida, simples e confiável, e que por sua vez pudessem acessa-la em qualquer momento sem a necessidade de se deslocar às salas dedicadas a arquivar documentação, como até há pouco tempo se fazia. Banco de Dados: é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico.
Exemplos: lista telefônica, controle do acervo de uma biblioteca, sistema de controle dos recursos humanos de uma empresa. Sistema de Bancos de Dados: É um sistema de manutenção de registros por computador, envolvendo quatro componentes principais: dados, hardware, software e usuários.
O sistema de bancos de dados pode ser considerado como uma sala de arquivos eletrônica. Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBD): é um software com recursos específicos para facilitar a manipulação das informações dos bancos de dados e o desenvolvimento de programas aplicativos. Exemplos: Oracle, Ingres. Principais MÓDULOS de um SISTEMA de GESTÃO de BD: Inclusão, alteração, exclusão, consulta, relatórios.
Características de um SGBD: Integridade, restrições, segurança, restauração, reorganização, eficiência. Principais objetos de um SGBD: Tabelas, Visões, índices. TABELA: Objeto criado para armazenar os dados fisicamente.Exemplo: Tabela do Excel. Chave Primária: Permite a classificação única de cada registro de uma tabela.Exemplo: CPF, número de matrícula, RG.
Chave Secundária: Nome da pessoa. Visões: Tabela Lógica de um Banco de Dados, não contém dados. (Como eu olho para a tabela) Tipos de Visão: Idênticas, visão por seleção de colunas, visão por seleção de linhas, visão por junção de tabelas. ÍNDICE: É uma ferramenta usada pelo gerenciador de Banco de Dados para facilitar a busca de linhas dentro de