Muv fisica
Diferentemente do Movimento Uniforme, o Movimento Uniformemente Variado possui velocidade escalar média variável, e aceleração constante (a = cte) e diferente de zero (a ≠ 0).
Função horária dos espaços s = f(t).
A função horária dos espaços no MUV é uma função do 2º grau dada por:
Onde:
S = espaço final (dado em metros “m”)
S0 = espaço inicial (dado em metros “m”)
V0 = velocidade inicial (dada em m/s) t = tempo (dado em segundos “s”) a = aceleração (dado em m/s2)
Por ser do 2º grau, a representação gráfica da função é uma parábola.
Gráfico da função s = f(t)
1) Para a > 0
Esse gráfico é uma parábola com a concavidade voltada para cima, pois a aceleração é maior do que zero (a > 0). Assim, se a velocidade for menor do que zero (v < 0), o movimento é retardado. Se a velocidade for maior do que zero (v > 0), o movimento é acelerado.
2) Para a < 0
Nesse caso a parábola tem concavidade voltada para baixo, pois a aceleração é menor do que zero (a < 0). Se a velocidade for menor do que zero (v < 0), o movimento é acelerado. Se a velocidade for maior do zero (v > 0), o movimento é retardado.
No movimento retardado, o módulo da velocidade diminui com o passar do tempo. Já no movimento acelerado, o módulo da velocidade aumenta com o passar do tempo.
Note que quando a velocidade e a aceleração têm o mesmo sinal (v > 0 e a > 0 ou v <0 e a < 0) o movimento é Uniformemente Variado e Acelerado. Quando a velocidade e a aceleração têm sinais contrários (v > 0 e a < 0 ou v < 0 e a > 0) o movimento é Uniformemente Variado e Retardado.
Função horária da velocidade v = f(t).
A função horária da velocidade é uma função do 1º grau, representada por: v = v0 + a.t
Por ser uma função de primeiro grau, a representação gráfica dessa função é uma reta.
Gráficos da velocidade v = f(t).
1) Para a > 0
Nesse caso a > 0, o gráfico da