Artigo sobre propaganda subliminar
Este artigo se trata sobre o mau uso da propaganda e seus modos que acabam burlando a lei, para atingir seu objetivo de provocar o consumismo, mas nunca acusando a mesma, e sim quem a faz, o modo em que ela é produzida e como ela nos atinge e atinge as crianças.
Hoje vivemos em um mundo onde não é possível escapar da mesma, não importa onde estivermos, existirá sempre alguma forma dela nos transmitir algo, seja por televisão, seja por rádio, ou por vários outros meios de comunicação existentes, isso está causando ao mundo um consumismo desenfreado, muitas pessoas compram um produto sem precisar, pois a propaganda faz ela acreditar que o produto que ela já tem, é pior que o anunciado, muitas vezes levam as pessoas a criarem defeitos nos mesmos, para trocar pelo novo.
Há uma grande dúvida sobre a influência da propaganda, ela nos influencia a algo sem sabermos ou querermos? Há grandes índices hoje em dia de propagandas com mensagens subliminares, (“... mensagem que é transmitida em um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto visual. Embora não possamos identificar esta absorção da informação, o nosso subconsciente capta-a e ela é assimilada sem nenhuma barreira consciente, e a aceitamos como se tivéssemos sido hipnotizados.”) conceito retirado do site: , estas mensagens são empregadas geralmente para nos induzir a alguma coisa, ou associarmos aquele elemento a alguma coisa boa, por exemplo, a marca Kappa (imagem 01) que com uma simples anulação de uma parte do desenho, podemos perceber que a forma restante se relaciona a uma mulher de pernas abertas, um apelo enorme ao sexo, mas claro, subliminarmente. Outro fato curiosíssimo é o mascote do cigarro Camel (imagem 02), eis a questão, por que o camelo na propaganda? E porque ele aparece com uma corcova apenas, sendo que um normal tem duas? A explicação se dá, pelo fato do produto atingir uma faixa etária de homens de quarenta a cinquenta anos