Subliminares - Inimigos do Subconsciente
Bombardeados a todo momento por milhares de informações, o homem não consegue captar conscientemente todos os detalhes do mundo a sua volta. É impossível à mente humana lidar com todas as percepções, sejam visuais, auditivas, olfativas, gustativas e táteis ao mesmo tempo. E é aí que as mensagens subliminares agem, fixando em nossas mentes, desejos, idéias, marcas... as pessoas não têm defesas conscientes contra elas.
Subliminares: inimigos do subconsciente
Antes de iniciarmos qualquer estudo sobre o efeito dos subliminares na consciência humana, devemos primeiro buscar a melhor definição do que vem a ser subliminar.
Subliminar é qualquer estímulo produzido abaixo do limiar da consciência, e que produz efeitos nas atividades psíquicas ou mentais. (CALAZANS, 1992)
As mensagens ou propagandas subliminares são veiculadas nos mais diversos canais de comunicação como TV, cinema, rádio, histórias em quadrinhos, revistas, vídeo-games, músicas, informática, teatro, jornais, outdoors, embalagens, bonecas, vitrines. Este tipo de propaganda fere as normas do bom senso e do livre arbítrio, pois não dá opção de escolha ao consumidor, seja na compra de um produto, uma filosofia ou ideal político.
As inserções de imagens, palavras, ícones ou idéias não podem ser percebidos pelo consumidor em um nível normal de consciência, portanto, não lhe é dada a opção de aceitar ou rejeitar tais mensagem, como acontece normalmente com outros tipos de anúncios. As imagens captadas pelos olhos fazem mais de 100 mil fixações conscientes por dia. Numa fração de segundo, esta imagem é invertida pelo nervo óptico e enviada ao cérebro para ser processada. O núcleo desta área, exerce controle de atividades das mais
1
importantes do organismo, como o sono, a temperatura do corpo, o metabolismo da água etc. Os nossos olhos focam sempre o objeto principal das imagens, seja na TV, nos quadros, paisagens etc. As células responsáveis por este processo são