Artigo sobre processadores CELL
DEYVISON LEITE NOVAES DOS SANTOS
PROCESSADORES CELL
RIO DE JANEIRO
2013
DEYVISON LEITE NOVAES DOS SANTOS
PROCESSADORES CELL
Trabalho para a segunda avaliação da Matéria de Arquitetura de Computadores da Universidade Carioca.
Orientador: Mario Antônio Monteiro
RIO DE JANEIRO
2013
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Fluxograma da Arquitetura Cell..............................................................5
Figura 2 – Barramento EIB......................................................................................8
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O processador CELL foi planejado a partir de uma arquitetura para computação de alta performance, desenvolvida por uma empresa ou melhor dizendo uma aliança formada pela Sony, Toshiba e IBM, conhecida por STI (não tem nada haver com a STI Informática).
O projeto que foi iniciado em março de 2001 e teve a sua primeira implantação feita num período de quatro anos contou com um orçamento que segundo a IBM chegou à casa aproximada dos US$ 400 milhões.
O Pai do Playstation, Ken Kutaragi teve a primeira idéia do Cell em 1999, quando pensava em um computador que agisse como células num sistema biológico. Nesse contexto o Cell foi criado de modo que combine um núcleo Power Architecturede fins gerais e desempenho modesto com elementos de co processamento ágil, acelerando visivelmente o processamento de aplicações multimídia, vetoriais e outras formas de computação que exigem alto poder de processamento.
A arquitetura de microprocessadores Cell não é comparável a nenhuma existente, pois a mesma é comparável em termos de projetos a supercomputadores de multiprocessamento vetorial, os cientistas pegaram essa tecnologia e implementaram em processadores menores e de baixo custo. Nenhum outro fabricante ousou realizar tal façanha, inserir uma arquitetura tão