Artigo sobre manchete
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
APRENDIZAGEM MOTORA
COMPLEXIDADE DA TAREFA E TRANSFERÊNCIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MANCHETE NA DEFESA.
Emanuela Borges
Patrícia GrionO Voleibol é um dos jogos desportivos de criação mais recente. Nasceu da necessidade de variar as atividades lúdicas destinadas à recreação na vida e no clube... inspirou-se no emprego da bola - o mais antigo e o mais popular dos instrumentos de jogo e que vem do mais longínquo registro da historia. É dentre os esportes coletivos, um dos mais belos e atraentes quando bem jogado, um dos mais fáceis pelo pequeno efetivo e modesto material que requer, e uns dos mais interessantes pela delicadeza de sua execução, pela elevação do seu sentido e pela atividade que demanda. Sob o ponto de vista físico, não tem contraindicação para idade ou sexo, desde que os praticantes dentro do mesmo quadro possuam homogeneidade de condições físicas. Proporciona a flexibilidade das articulações, a agilidade dos movimentos, a elegância dos gestos e das atitudes; educa o controle do sistema nervoso, amplia a capacidade respiratória e desenvolve a destreza.
A Manchete é o fundamento mais utilizado para a recepção de saques e para a defesa de bolas cortadas, pois o contato da bola se faz no antebraço, que é uma região que suporta melhor os fortes impactos provocados por ela nessas situações, quando comparado com os dedos que são utilizados pelo toque.
Toda a base da defesa inicia-se no domínio da manchete (baixa, lateral, costas em suspensão) e do toque (espalmado). Requer do aluno coragem, flexibilidade, agilidade e reflexo, afim e sobressair-se sobre os ataques adversários que cada vez tornam-se mais potentes e “quase indefensáveis”. As maiores qualidades ainda são a coragem e o espirito de equipe.
Manchete baixa – é a que deve ser a mais utilizada, pois proporciona um melhor direcionamento e controle da bola atacada pelo adversário, mas nem sempre isso ocorre, em virtude