Artigo Sobre Habilidades Motoras B Sicas
DEPARTAMENTO DE ENSINO E CREDENCIAMENTO TÉCNICO TEMA 1: Princípios da Educação Física Infantil e o Ensino do Judô
PROFESSOR: Anderson Dias de Lima
HABILIDADES MOTORAS BÁSICAS
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem a intenção de fornecer elementos relacionados à aprendizagem das habilidades motoras fundamentais e promover uma reflexão sobre a importância desse aspecto como processo básico no ensino do judô.
Apresentaremos ainda, alguns exemplos de exercícios e atividades físicas que estimulam o desenvolvimento psicomotor e as habilidades motoras fundamentais que servirão de base para o ensino das habilidades relacionadas ao judô propriamente dito.
Esta proposta pretende fundamentar o ensino do judô dentro de um processo hierárquico, no que diz respeito ao desenvolvimento psicomotor da criança, objetivando uma otimização dos resultados e evitando os males de uma especialização precoce.
1. Habilidades Motoras e o Processo Hierárquico de Aprendizagem
1.1. Habilidades Motoras Básica
Para Wickstrom (1988), citado por Tani, entende-se por habilidade básica uma atividade motora comum com uma meta geral, sendo o andar reconhecido como o primeiro padrão fundamental de movimento ou habilidade básica a se desenvolver.
Andar faz parte do conjunto das habilidades de locomoção. Temos ainda, as habilidades motoras de manipulação e equilíbrio. Segundo Proença (1985), temos as seguintes definições:
Habilidades de Locomoção: São aquelas que permitem ao corpo deslocar-se na direção horizontal ou vertical, de um ponto para outro no espaço. Andar, correr, saltar, escalar são habilidades motoras fundamentais de locomoção.
Habilidades de manipulação: São aquelas que possibilitam o indivíduo um relacionamento motor com um ou mais objetos. Pegar, arremessar, chutar, são alguns exemplos de habilidades motoras fundamentais desse grupo.
Habilidades de Equilíbrio: São aquelas que possibilitam ao indivíduo recuperar e manter o equilíbrio, em relação à força da gravidade. Os movimentos