artigo sobre dislexia
RESUMO
Este artigo visa discutira atuação do coordenador pedagógico no processo de aquisição da leitura e escrita do aluno disléxico nas séries iniciais. O motivo desse estudo foi o interesse em descobrir quais as interferências que o distúrbio causado pela dislexia afeta o processo de aquisição da leitura e escrita da criança na alfabetização. Apontar que a dislexia é, portanto um déficit linguístico que dificulta a aprendizagem, podendo apresentar alterações psicomotoras, perceptivas e têmporo-espaciais. Contudo, se enfatiza as causas e consequências que as crianças portadoras desse distúrbio são ocasionadas, não deixando de mencionar algumas leis para melhor entendimento da classificação de necessidades educacionais especiais, trazendo uma abordagem pedagógica de como o educador deverá atuar em sala de aula e a importância de estratégias utilizando recursos para as aulas com crianças disléxicas. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo esclarecerao coordenador pedagógico sobre a importância de diagnosticar e acompanhar o aluno juntamente com o professor para que ele seja um facilitador e saiba conduzir o processo ensino aprendizagem com essa problemática.
Palavras-chaves:Dislexia, Coordenador pedagógico, leitura, escrita, aprendizagem.
INTRODUÇÂO
Atualmente no Brasil cerca de 15 milhões de pessoas têm algum tipo de necessidade especial. Estas podem ser de diversos tipos: mental, auditiva, visual, físico, conduta ou deficiências múltiplas. Deste universo, acredita-se que, pelo menos noventa por cento das crianças, na educação básica, sofram com algum tipo de dificuldade de aprendizagem relacionada à linguagem e a escrita dentre elas pode-se destacar a dislexia.
A dislexia é a de maior incidência e merece toda atenção por parte dos gestores de política educacional, pois segundo a Associação Brasileira de