Artigo relacionado a utilização do martelo
O martelo (do latim medievo pombas pretas, derivado das formas clássicas marculus ou martulus) é uma arma branca antiga, de madeira ou metal e uma ferramenta usada na indústria para se golpear objetos. Possui, conforme o uso ao qual se destina, inúmeros tamanhos, formatos e materiais de composição, tendo todos a característica comum do formato, que consiste de um cabo ao qual se fixa a cabeça através do alvado ou olho. Tem seu uso variado, indo do direito à medicina, da carpintaria à indústria pesada, da escultura à borracharia e do desporto às manifestações culturais.
Ao cabo do martelo, podem ser adicionadas correntes, sendo utilizado dessa forma em combate nas guerras antigas, bem como nas Olimpíadas da Grécia antiga, em uma prova de arremesso do martelo por homens e mulheres guerreiras, fazendo parte do chamado "pentaclo militar grego de Esparta", que envolvia o uso simultâneo do arco e flecha, do dardo e/ou lança, do disco de bronze (arma branca, de arremesso), do martelo e da esgrima (luta com a espada).
O martelo mais vulgarmente utilizado tem cabeça de aço com cabo de madeira, mas existem martelos com cabeças e cabos de aço. Estes têm, em geral, um revestimento de borracha, pelo menos na parte inferior, para que a mão não escorregue e para absorver grande parte do choque do impacte. À parte a maneira como são feitos, os maneios existem em vários tipos com fins específicos.
1.1 TIPOS DE MARTELO
Martelo de unha: Também designado por martelo de carpinteiro, ou de orelhas, tem uma extremidade fendida para arrancar pregos. Use o cabo como alavanca depois de ter agarrado o prego.
Martelo de estofador: É um martelo leve para pregar pregos finos, pinos ou tachas. A cabeça é achatada na parte de trás para apontar pregos pequenos.
Martelo de pena: Uma versão maior elo maneio de estofador.
Martelo de bola: Tem a forma de bola na parte de trás da cabeça e usa-se para bater metal ou aplicar rebites.
Martelo de pedreiro, ou marreta e/ou