liquidez
Os índices de liquidez são extraídos apenas do BP e têm como objetivo avaliar a situação financeira da empresa, ou seja, evidenciar a solidez da empresa. A corporação que tem índices de liquidez satisfatórios apresenta boas condições para pagamento de suas dívidas.
• Liquidez Imediata
Este índice pode responder à seguinte pergunta: O volume de disponibilidade da empresa é suficiente para cobrir as obrigações em curto prazo?
Geralmente as disponibilidades não são suficientes para cobrir as obrigações de curto prazo, mesmo assim isso não é tão preocupante para a empresa. O disponível são os recursos financeiros disponíveis para a empresa, só que o que acontece é que na maioria das vezes a empresa deixa seus recursos em aplicações financeiras, que exigem certo tempo de carência, no intuito de obter maiores rentabilidades.
A fórmula aplicável para cálculo desse índice é: Disponível dividido pelo Passivo Circulante (PC) e multiplicado por 100, para se obter a percentagem.
Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante
• Liquidez Corrente
Este índice indica se a quantidade de recursos que a empresa tem no ativo circulante é suficiente para pagar as dívidas constantes no passivo circulante. O cálculo é feito dividindo-se o Ativo Circulante (AC) pelo Passivo Circulante (PC) e o resultado multiplicando-se por 100. Caso não se queira multiplicar por 100, pode-se deixar o resultado em decimais e realizar a devida interpretação do resultado.
Permite conhecer como está a liquidez da empresa em curto prazo.
• Liquidez Seca
O índice de Liquidez Seca consiste no Ativo Circulante menos os estoques e dividindo-se pelo Passivo Circulante.
A exclusão dos estoques é necessária para verificar se a empresa depende das vendas para liquidar seus compromissos.
Liquidez Seca = (Ativo Circulante - Estoques) / Passivo Circulante
• Liquidez Geral
O índice de Liquidez Geral consiste na