Artigo protocolo ipv6
CÍCERO DE SALES COSTA*
HUGO MORAIS MENDES**
Resumo Este artigo tem como objetivo o esclarecimento sobre o novo protocolo IPV6.Com conceitos e definições sobre o mesmo. Porque foi preciso cria-lo, quais os orgãos responsáveis pela sua criação.
Abordaremos também sobre o ICANN que é uma Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet e o IANA que é um orgão internacional que controla, entre outras coisas, a distribuição dos mega-blocos de endereços IP. Essas entidades e o IPV6 serão abordados nesse artigo.
Palavras Chave: Protocolo IPV6, ICANN, IANA.
1 Introdução
Devido a grande expansão da Internet os endereços IP’s únicos do protocolo IPV4 se esgotaram. Sendo assim impossível que novos hosts pudessem ser adicionados a rede. Para solucionar este problema foi criado um novo tipo de protocolo, o IPV6. Que consiste em uma nova gama de endereços IP’s com limite muito superior ao do IPV4, que permitia cerca de 4 bilhões (4x10^9) de endereços ip’s. O novo protocolo IPV6 permite algo em torno de 3,4x10^36 endereços ip’s , acredite é coisa demais.Más para entendermos melhor sobre o IPV6 é necessário que conheçamos o IPV4,que vamos chamar somente de IP. O IPv4 é composto por uma sequência numérica no seguinte formato: x.x.x.x, onde x é um número que pode ir de 0 a 255, por exemplo: 187.63.193.34. O formato do IPv4 consiste numa sequência de 32 bits (ou quatro conjuntos de 8 bits,chamada também de octetos).Como dito anteriormente o protocolo IPV4 oferecia a possibilidade de colocar 4.294.967.296 endereços na rede, uma quantidade extremamente grande não acha? Acredite não foi suficiente. Pois a internet não foi planejada de forma a ser tão imensa como é hoje. A ideia original era a de se criar um sistema de comunicação que interligasse centros de pesquisa. Somente quando a internet passou a ser utilizada de maneira ampla é que ficou claro que o número máximo de endereços IP poderia