Artigo - Problema de Usinagem em um Material Polimero
Ariel Abeling (FAHOR) aa001345@fahor.com.br
Augusto Cesar Dahmer Leichtweis (FAHOR) al001807@fahor.com.br
Eduardo Rafael Brandt (FAHOR) eb001572@fahor.com.br
Renan Carlos Weber (FAHOR) rw001567@fahor.com.br
Resumo:
Em uma empresa do setor metal mecânico verificou-se que no processo de usinagem do nylon muitas vezes o cavaco gerado se envolve ou na própria peça, ou no cabeçotes ou na ferramenta de corte. Com o intuito de reduzir os problemas nesse processo surgiu o tema desse artigo, no qual tem como principal objetivo definir as condições necessárias para usinagem de uma peça de nylon analisando o acabamento da peça e o cavaco gerado. Os testes foram feitos em um torno convencional com e sem fluído, variando a ferramenta com ângulos e formatos diferentes. Porém manteve-se a mesma profundidade de corte e avanço. Os resultados obtidos foram satisfatórios e de extrema importância para um melhor conhecimento da usinagem de nylon onde verificou-se que o inserto da ferramenta de corte é o item que mais influência no processo.
Palavras-chave: usinagem; nylon; cavaco.
1. Introdução
Atualmente a aplicação de materiais poliméricos vem aumentando em diversos ramos, sua versatilidade está diretamente ligada por possuir uma boa resistência ao impacto, sua fácil usinagem, o seu baixo peso específico e com sua alta resistência mecânica, além de possuir resistência a produtos químicos.
O nylon pode ter aplicado na fabricação de peças como parafusos, buchas, engrenagens, mancais, entre outros. Suas propriedades o tornam capaz de substituir o latão, o bronze, o alumínio, o ferro fundido e o aço. Na maioria das vezes é usado com o intuito de reduzir peso em algum conjunto que o contenha.
Em uma empresa do setor metal mecânico verificou-se que no processo de usinagem do nylon muitas vezes o cavaco gerado se envolve ou na própria peça, ou no cabeçote ou na ferramenta de corte.