o gladiador
Maquelen Alana Zardo
Rodrigo Roman Cortellini
Mineração no Brasil: Estanho
Fagundes Varela, 2014
Introdução
No presente trabalho, tem por objetivo, relatar o elemento químico estanho, representado pelo símbolo Sn, encontrado na tabela periódica, falando sobre suas características e os minerais encontrados em sua composição. Falaremos também sobre os minerais que possuem um valor econômico para a nossa sociedade. Em posse destas informações, iremos procurar saber um pouco mais sobre sua microestrutura, características e suas diversas aplicações. Temos por objetivo, deixar o leitor com uma boa ideia sobre o assunto abordado após ler todo o nosso trabalho.
História do estanho
O estanho é um dos metais conhecido há mais tempo, e foi usado como um dos componentes do bronze desde a antiguidade. As fontes clássicas de estanho conhecidas do mundo antigo são Portugal, Sul de Espanha, Nigéria, Bohemia, Sibéria. Devido a sua capacidade de endurecer o cobre, a liga de estanho-cobre foi utilizada para produzir armas e utensílios desde 3000 a.C. Acredita-se que a mineração do estanho tenha se iniciado na Cornualha e Devon, Inglaterra, em épocas clássicas, desenvolvendo um próspero comércio de estanho. Entretanto, o metal puro não foi usado até aproximadamente 600 a.C.
O que é o estanho?
O Estanho, metal conhecido desde os primórdios das civilizações, é um elemento químico da família 4A, mesma do Carbono. Seu símbolo químico é Sn.
Como todos os metais, é maleável, porém, pouco dúctil é difícil ser disposto em forma de tubos maciços. Sua massa atômica ponderada vale 118,7us, e número atômico igual a 50. Possui estado de oxidação +2 e +4 como os mais comuns, é bom condutor de eletricidade e de calor, um fato interessante deste metal é que a uma temperatura de 3,72K (-269,43°C) se transforma num supercondutor.
O Estanho é bastante resistente a meios