ARTIGO Motores Mais Eficientes e Menos Poluentes
Renan Carlos Weber (FAHOR) rw001567@fahor.com.br
Samuel Ludwig Sphor (FAHOR) ss001566@fahor.com.br
Resumo O artigo apresenta algumas soluções que diminuem a agressão ao meio ambiente e beneficiam o consumidor, como os veículos automotores, que reduzem a emissão de poluentes e consumem menos combustível. Foram utilizados dados e projetos de alguns programas governamentais, como o PROCONVE, que trabalha buscando soluções semelhantes. O estudo de caso desenvolvido utilizou o método da célula de hidrogênio, onde é feito o processo de hidrólise da água. Devido a necessidade de promover a segurança durante o estudo todos os componentes da parte prática foram preparados para que não ocorresse um eventual acidente ou falha na realização. Após o desenvolvimento do projeto este mostrou-se viável, porém devido ao seu alto consumo de energia e a pouca eficiência da bobina da motocicleta sugere-se a adição de fonte geradora de energia, como um dínamo ou alternador, que garanta mais de 30ah para que o protótipo possa funcionar perfeitamente.
Palavras-chave: Motor, Poluentes, Hidrogênio.
1. Introdução
Quando existe um problema, consequentemente, deve-se apresentar uma solução. Um problema atualmente muito questionado e, tendo em vista o crescimento da frota de veículos, é o fato de que veículos motorizados sempre foram um dos principais poluentes no mundo, devido à queima de derivados do petróleo. Por isso está se investindo cada vez mais em inovações tecnológicas a fim de aumentar o rendimento dos motores e de reduzir o consumo e a emissão de poluentes.
A emissão de poluentes é um problema que envolve o mundo todo, logo muitas pessoas interessam-se pelo assunto, dentre os quais Motta (2009), Pope (2009) e Arthenius (1884), e também alguns programas governamentais, como o PROCONVE e a Anfavea, que trabalham para melhorias.
A queima do petróleo emite dióxido de carbono (CO2), por isso é considerado um dos principais causadores do efeito