Tecnologia Hibrida - Carros Hibridos - Onibus Hibrido - Chuveiro Híbrido
O trabalho tem como objetivo ampliar os conhecimentos do leitor com relação a tecnologia híbrida, mais especificamente a energia, que consiste na interação de duas ou mais fontes de energia, geralmente uma renovável (elétrica, por exemplo) e outra não renovável (combustível derivado do petróleo, por exemplo), para proporcionar uma maior eficiência do sistema, bem como um maior equilíbrio no fornecimento de energia, podendo analisar os processos, a importância e a finalidade de algumas dessas tecnologias sustentáveis. Atualmente, o grande desafio é gerar energia limpa em prol da sustentabilidade. A tentativa de emitir menos poluentes na atmosfera sem muitos gastos, tem se tornado foco de pesquisas. Em meio a esse contexto surge o conceito de tecnologia híbrida, que visa o alcance das metas estabelecidas, aliando sustentabilidade à economia.
1. Conceito
Híbrido, do dicionário, significa algo que participa de dois ou mais conjuntos, gêneros ou estilos; é a composição de dois elementos distintos que unidos originam um terceiro elemento que pode possuir as características dos dois primeiros reforçadas ou reduzidas.
Portanto, hibridação é empregar tecnologias em conjunto, com um propósito, a fim de beneficiar suas respectivas vantagens e minimizar as possíveis desvantagens de cada um deles separadamente. O “terceiro” é, por conseguinte, o uso combinado, em duas diferentes soluções tecnológicas.
A tecnologia híbrida pode, ainda, ser empregada com fins sustentáveis, em decorrência da junção de elementos para a criação de outro menos poluente e prejudicial ao planeta. 2. Veículos híbridos
Os motores que funcionam a partir da gasolina emitem menos óxidos de azoto que os motores a diesel, e produzem níveis insignificantes de partículas sólidas. Mas por outro lado, os motores a diesel são mais eficientes e produzem menos dióxido de carbono do que os movidos à gasolina. Há também os motores elétricos que são