artigo milho
O milho é cultivado desde a latitude 58°N até 40°S, desenvolvendo-se desde o nível do mar até 3.800 m de altitude (Hallauer & Miranda Filho, 1988). Além disso, é a espécie vegetal geneticamente mais estudada e, consequentemente, a herança de inúmeros caracteres e o seu genoma são bem conhecidos. O milho pertence ao grupo das angiospermas, ou seja, produz as sementes no fruto, chega a uma altura de 2,5 metros, o caule tem aparência de bambu, a fixação da raiz é relativamente fraca, os grãos têm dimensões, peso e textura variáveis e cada espiga contém de duzentos a quatrocentos grãos. Utilizado como alimento humano ou ração animal, devido às suas qualidades nutricionais.
Os primeiros registros do cultivo do milho datam de 7 300 anos atrás, tendo sido encontrados em pequenas ilhas próximas ao litoral do México, no Golfo do México e seu nome veio de origem indígena caribenha que significava "sustento da vida".
Segundo Linda Perry, em artigo publicado na revista Nature, o milho já era cultivado na América há pelo menos 4 000 anos.
O milho era plantado por índios americanos em montes, usando um sistema complexo que variava a espécie plantada de acordo com o seu uso. Esse método foi substituído por plantações de uma única espécie. Com as grandes navegações do século XVI e o início do processo de colonização da América, a cultura do milho se expandiu para outras partes do mundo. Hoje, é cultivado e consumido em todos os continentes e sua produção só perde para a do trigo e do arroz.
A população é a unidade de analise da ecologia de populações. Uma população consiste nos indivíduos de uma espécie que vive, interagem e migram através do mesmo nicho e habitat.
O tamanho de qualquer população é determinado pelas taxas de natalidade e de mortalidade. A taxa de natalidade teórica de uma população – seu potencial reprodutivo - é exponencial; quanto maior for o número de indivíduos de uma população, tanto mais rapidamente ela crescerá.
A taxa de