Artigo: marketing
1. Introdução Embora a sociedade esteja coesa, em busca de inovação. O Marketing seria um processo social por meio do qual as pessoas e grupos obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros. Nesse artigo serão estudadas as formas de planejamento e estratégicas na área de marketing, dentro de um mundo contemporâneo.
2. Estratégias Competitivas O marketing tem um grande envolvimento com estratégias, segundo Kotler (2007), cada empresa deve determinar qual é a mais coerente para ela, dada a sua posição no setor e seus objetivos, oportunidades e recursos. Para Michael Porter (2007) existem três estratégias vencedoras, que são elas:
Liderança pelo custo total: Onde a empresa se empenha para atingir os menores custos de produção e distribuição, de modo que possa cobrar preços mais baixos do que seus concorrentes e conquistar uma grande participação no mercado.
Diferenciação: Criação concentrada em uma linha de produtos e um programa altamente diferenciado, de modo que assuma o papel do líder no setor.
Foco: Alta concentração de esforço no atendimento de alguns segmentos de mercado, em vez de tentar atingir o mercado inteiro.
2.1 Análise para planejamento Estratégico Segundo Madruga (1986,p.75-76): ‘’Afirma que a concorrência de um determinado setor econômico é dada em função da análise de cinco elementos’’. Que são eles, concorrentes, fornecedores, compradores, entrantes potencias e substitutos. Algumas condições que determinam baixa atratividade: rivalidade muito acirrada entre as empresas concorrentes, fornecedores com grande poder de negociação, compradores com grande poder de negociação, ameaça de entrada de novos concorrentes e existência de produtos