Artigo Marco Fiaschetti
1459 palavras
6 páginas
MARKETING E VENDAS NA FARMÁCIAHá muito se discute que o mercado de farmácias é ambiente competitivo e que a atividade vem exigindo profissionalismo para a administração de seus processos, recursos e pessoal. Desafio, porém, é como conduzir essas atividades conciliando lucro, retorno sobre o investimento e o cumprimento responsável da missão da prática farmacêutica. Inicialmente, para a condução estratégica dos negócios é necessário desenvolver uma orientação para o mercado. Isso significa identificar oportunidades de atuação junto ao público ao qual se deseja atender, assim como definir o posicionamento que se deseja ocupar junto a esse público. Somente então é possível planejar e executar táticas e ações diárias para o cumprimento dos objetivos da empresa. Para isso, é necessário a realização de pesquisas básicas e mapeamentos mínimos para o levantamento das preferências e perfis dos consumidores, monitorar o trabalho dos concorrentes, levantar potenciais influências externas que podem impactar nos resultados da empresa, bem como as limitações da própria empresa – tanto em termos materiais como de recursos humanos – como base para se decidir como a empresa irá competir em seu mercado.
Avaliando a atratividade das oportunidades e identificando possíveis conceitos de atuação, deve-se, então, ser selecionado, desenvolvido e comunicado um plano de ação com foco em marketing e vendas que possibilite excelência de atuação e longevidade dos negócios de forma coerente, legal e com máxima eficácia.
Decisões em marketing e vendas – ampliação do sortimento de produtos e política de preços
Para a definição sobre quais produtos e linhas comercializar deve ser levada em consideração uma série de fatores e critérios, não podendo essa decisão ser baseada somente em feeling ou eventual vantagem concedida pelo fornecedor, mas
também no conhecimento das necessidades dos consumidores em termos de outros produtos não-medicamentosos relacionados à saúde.
Dentre algumas