Artigo jogo da velha
Rafael dos Santos Rocha de Jesus
CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL - UNINTER
Curso, Analise e desenvolvimento de sistemas
Rua Saldanha Marinho 131, - centro
CEP 80410-150 Curitiba / PR
Resumo
Este artigo ira apresentar de forma direta e pratica, todos os aspectos da composição do jogo da velha, em formato de VISUALG e contando sua historia, desde sua origem, nos primórdios da civilização, até meados do século 19 na Inglaterra, e de forma técnica , descrevendo detalhadamente todos os comandos, técnicas e conhecimento adquirido ao longo de todo primeiro bimestre.
1 - Informações gerais:
Origem
O jogo da velha é em regra, um jogo bem simples, onde qualquer individuo pode jogalo, com regras fáceis e simples de serem aprendidas, fato é que o tornou popular em tudo mundo. De origem desconhecida, foi na Inglaterra do século 19 que seu nome se originou, do fato que aos finais de tarde quando as mulheres se reuniam para conversar e bordar. Entretanto as mais idosas por não conseguirem mais bordar por causa de sua visão já prejudicada, se entretiam com o jogo simples, chamado de “nós e cruzes” do inglês “noughts and crosses”. Quando o jogo chega ao Brasil fica popularizado pelo nome de “Jogo da Velha”.
2- Regras do jogo:
Um tabuleiro é composto de três linhas e três colunas. Dois jogadores escolhem a marcação com as quais querem iniciar o jogo( geralmente e “x” e o “O” são os mais usados), mais isso varia de região pra região e em nada afeta a logica do jogo, e dar-se inicio preenchendo alternadamente as lacunas vazias do tabuleiro.
O objetivo é colocar três “x’’ ou três ‘’O’’ em linha, seja a ordem vertical, horizontal ou diagonal. Caso um jogador consiga colocar a marcação em linha, é considerado vencedor, caso nenhum consiga é declarado empate, no Brasil popularizou-se falar “de velha”, quando há empate.
3 – Variações e semelhantes:
A) Marel:
Uma espécie de jogo da velha com mais opções. A finalidade é a mesma, ou seja,
colocar