Artigo Jane jacobs pdf pronto
PAULISTA – CURSO DE
ARQUITETURA E URBANISMO.
ARTIGO
PRESIDENTE
1917-1969
–
VISÃO
DA
PRUDENTE
NO
ANALISANDO
O
CIDADE
DE
PERÍODO
DE
CRESCIMENTO
ATRAVÉS DA CANALISAÇÃO DOS CÓRREGOS
BASEANDO-SE NAS IDEIAS DO LIVRO “MORTE
E VIDA DE GRANDES CIDADES” DE JANE
JACOBS.
2015/04/01 NOMES: RENATA
FRANCIELE DE OLIVEIRA ALVES/ DANILO
ROCHA/ MARÍLIA. 7ºE
1. ANÁLISE DA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE POR MEIO DE
SEUS CÓRREGOS DO PERÍODO DE 1917-1969 COM BASE NO
LIVRO MORTE E VIDA DE GRANDES CIDADES DE JANE JACOBS.
1.1
Introdução
O livro “Morte e Vida de Grandes Cidades de Jane Jacobs”,
questiona
as
ideias do
planejamento
urbano
impostas
como
sendo
indiscutíveis, para isso a autora leva em conta o ponto de vista socioeconômico e seu conhecimento sobre as necessidades das cidades para tal analise. Com base em suas ideias discorramos analisando a cidade de Presidente Prudente, considerada a capital do Oeste Paulista que se desenvolveu de maneira aleatória sem que houvesse um planejamento para tal, assim discutiremos como era vista, sentida e percebida pelos morados no período de 1917 a 1969, baseando se nas questões abordadas pela autora em seu livro.
1.2
Da abordagem.
Jacobs em seu livro critica com grande evidencia a relação à
função, uso e ocupação das construções, atrelado a infraestrutura, que não valoriza a escala humana, com um crescimento urbano indiferente às necessidades de cunho social. Vejamos como Pudente se faz presente em contrapartida a esta ideia.
Presidente Prudente é uma cidade do Oeste Paulista de médio porte e que se desenvolveu a principio como uma pequena vila desenvolveu-se as margens da linha férrea, em colateralidade a isso seu centro desenvolveuse expandindo para o sudoeste crescendo de maneira acelerada e enfrentando as dificuldades que esse seu crescimento iria trazer, abordaremos 2 bairros para discorremos as ideias da autora que serão a Vila Marcondes representando o bairro mais antigo, e o Jd. Maracanã