artigo instrumentação
RESUMO
1. INTRODUÇÃO
Com os avanços da engenharia em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de baixo custo, podem trazer imensos benefícios à sociedade, incluindo: uma quantidade menor de falhas em estruturas e sistemas e uma maior produtividade em processo de fabricação. Para medir tensões e deformações de diversas estruturas utiliza-se uma técnica classificada como extensometria. Os efeitos como temperatura e carregamento podem ocasionar deformações nas estruturas e utilizando-se extensômetros específicos é possível obter medidas precisas às quais necessitam ser monitoradas em condições reais de operação. Os extensômetros podem ainda serem associados a transdutores para medição de pressão, tensão, força e aceleração.
Vários métodos de inspeção não destrutivos para medidas de tensões têm sido explorados, no entanto, nenhum outro dispositivo tem uma utilização mais ampla do que o extensômetro com relação a sua aplicabilidade.
2. OBJETIVOS
O objetivo desta pesquisa é mostrar as vantagens da utilização de extensômetros para auxiliar no processo de instrumentação.
Para isso se faz necessário apontar os seguintes objetivos específicos:
- Apontar as principais características dos extensômetros;
- Levantamento das principais aplicações dos extensômetros;
3. METODOLOGIA
Como metodologia aplicada para o desenvolvimento desta pesquisa será utilizada a pesquisa bibliográfica, onde utilizando-se do apoio da bibliografia levantada referente ao tema abordado, tais fontes como: artigos e demais publicações de autores renomados do setor de engenharia disponibilizados na internet, procuraremos conhecer melhor a questão das características, aplicações e vantagens da utilização dos extensômetros como dispositivos de medição em deformação de diferentes estruturas.
4. DESENVOLVIMENTO
5.1 CARACTERÍSTICAS E UTILIZAÇÃO DOS EXTENSÔMETROS
Os extensômetros são transdutores