ERGONOMIA
Ciência que protege o trabalho, os equipamentos e local de trabalho para adequá – ló ao trabalhador.
Ergonomia (ou “ fatores humanos “) é a disciplina cientifica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.
No Brasil, as condições ergonômicas de trabalho são regulamentadas pela Norma Regulamentadora número 17, do Ministério do Trabalho e Previdência Social, que também dispõe sobre a utilização de matérias e mobiliário ergonômicos, condições ambientais, jornada de trabalho, pausas, folgas e normas de produção.
Problemas ocupacionais
Segundo a ergonomia os principais problemas ocupacionais são causados pela má postura, carga horaria excessiva e movimentos repetitivos. Ocasionando risco ao corpo como:
Problema na coluna
Inchaço nas pernas
Estresse ocupacional
Dores musculares
E outros
Problemas bucais
Cárie
Periodontite
Câncer bucal
Placa bacteriana
Gengivite
Má oclusão
66
Modelos de atenção à saúde bucal
Odontologia Sanitária:
Priorizava as crianças, e a população não, talvez por achar que essa outra parte poderia por se só ter o controle da saúde bucal.
Já se referindo as crianças a preocupação era momentânea, ou seja, pensava somente na recuperação, e não tinha uma preocupação maior e termos de prevenção
Odontologia Simplificada:
Nos dias atuais, a saúde bucal, vem ganhando espaço e se caracterizando como modelo vigente, que acompanha toda transformação que a saúde sofreu com a criação do sistema, que hoje rege a saúde no Brasil. Ela fala de sobre promoção e prevenção e não se preocupa somente com as crianças.
Normas Regulamentadoras
Nr 17: Esta norma visa a estabelecer parâmetros que permite a adaptação das condições de trabalho as características psicológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Nr 15 : Esta norma apresenta em seu contexto