Artigo Escola Dos Anales
A ESCOLA DOS ANALLES
-------------------------------- ------------------------------------------
______________________________________________________________________
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar Burke discutindo e compreendendo o processo de introdução do movimento dos annales fazendo uma breve discussão a respeito dos annales, percebe-se que ouve avanços dos movimentos feministas em suas lutas, na busca de construir uma sociedade democrática e justa. Palavras - chave: Escola de Annales, luta, democracia, historiografia, mulher.
______________________________________________________________________
Introdução
Peter Burke (1937, Stanmore, Inglaterra) foi professor de História das Ideias na School of European Studies, da Universidade de Essex, e deu aulas por dezesseis anos na Universidade de Sussex. Atualmente é professor emérito da Universidade de Cambridge. Foi professor-visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA–USP) de setembro de 1994 a setembro de 1995. É autor de mais de trinta livros, muitos deles publicados no Brasil. Seu último livro publicado no Brasil é O historiador como colunista (2009), uma coleção das suas colunas para o jornal Folha de São Paulo.
O livro fala sobre a Escola de Annales, um movimento surgido na França no século XX também conhecido como a revolução francesa da historiografia, A obra A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da Historiografia é a primeira publicão que narra à história do movimento surgido na França, agrupado em torno da revista Annales.
No texto o autor começa citando Febvre e Bloch os grandes lideres da revolução francesa da historiografia, assim eles analisam a historia desde o tempo do rei Herodes e Tucídides onde trouxeram para esse campo uma nova maneira de abordagem da história, o