artigo ergonomia
Desse período em diante, a pesquisa em ergonomia vem se con- solidando no país, porém ainda foi pequena a quantidade de livros produzidos no Brasil até o início da primeira década do século XXI.
A razão dessa pequena produção de livros por autores brasileiros está relacionada ao fato de que efetivamente as pesquisas em ergo- nomia são recentes no país, visto que o primeiro trabalho publicado data de 1973.
Já os congressos de ergonomia têm contribuído significativa- mente para fazer a divulgação das pesquisas já desenvolvidas e em desenvolvimento pelos grupos de pesquisa e estudiosos da área, especialmente aquelas realizadas em programas de pós-graduação.
Todavia, é oportuno ressaltar que o primeiro congresso de ergono- mia ocorreu em setembro de 1974 – 1º Seminário Brasileiro de Er- gonomia – e foi considerado um marco para a história da ergonomia brasileira. A ergonomia no Brasil viveu seu momento de destaque a partir da década de 1980, quando vários pesquisadores brasileiros retor- naram da França após desenvolverem mestrado e doutorado, sob a orientação do professor Alain Wisner ou do professor Maurice de Montmollin, e ingressaram em universidades de vários Estados brasileiros, criando ou contribuindo para a realização de cursos de especialização em ergonomia. Sem dúvida esse fato contribuiu para a divulgação da ergonomia no país, bem como para despertar o interesse de pesquisadores que se envolveram com essa área de pesquisa na formação de novos ergonomistas.
Outro fator importante para o crescimento das pesquisas em er- gonomia está relacionado à organização desses estudiosos e profis- sionais, que ocorreu com a criação da Associação Brasileira de Er-
gonomia