ARTIGO ERGONOMIA
Esmirilhadeira – 2014/2
MELLO, R. Scarpellini de pf., MATTOS, M. Schutz Reis de Al., DIAS, K. Simone
Ferreira Al., BALDEZ, F. Araújo Al., DIAS, A. Krumenauer Al.
.
Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Curso de Design, Disciplina de Estudos Ergonômicos.
Resumo
Foi realizada uma análise da aplicabilidade da micro ergonomia em uma ferramenta profissional. Neste, a base de projetual se da através de uma esmerilhadeira angular de pequeno porte, estudada fim de melhorar sua eficiência.
Como o objetivo de reduzir e eliminar possíveis lesões, má postura, uso equivocado e acidentes, foram realizadas entrevista com um usuário principal e testes em tempo real com o manuseio do usuário e ferramenta, dando base informacional e relevante para análise de usabilidade. Após a coleta de dados, análise e pesquisa ergonômica, foram feitas correções na ferramenta, sendo esta validada com o usuário principal.
Palavra-chave: Esmirilhadeira, micro-ergonomia, análise.
1 INTRODUÇÃO
A ergonomia objetiva sempre a melhor adequação ou adaptação possível do objeto aos seres vivos em geral, sobretudo ao que diz respeito a segurança, conforto e eficácia de uso ou de operacionalidade do objeto, mais particularmente nas atividades e tarefas humanas. A ergonomia tem caráter multidisciplinar e faz uso de diversas áreas do conhecimento para auxiliar na sua aplicabilidade. [1] Estudando vários aspectos como postura e os movimentos corporais, fatores ambientais, relações entre mostradores e controles, bem como cargos e tarefas. Ao alinharmos todos estes fatores serão projetados ambientes seguros, saudáveis, confortáveis e eficientes, tanto no trabalho quanto na vida cotidiana. [2] Para este artigo foi utilizada uma esmirilhadeira de corte e desbaste de peças. A ferramenta possui uso profissional, mas também pode ser manuseada por leigos. Para iniciar um estudo de possíveis problemas ergonômicos com causas projetuais ou de uso equivocado, se