Artigo ergonomia
Alexandra Meinchein*, Evelin Pereira, Sidnei Tadeu Ferreira. Trabalho da disciplina de Técnicas de Pesquisa em Administração, Curso de Administração/Marketing da Faculdade Metropolitana de Guaramirim – FAMEG.
RESUMO
Este artigo analisa o esforço físico exercido pelos colaboradores da empresa no que se refere ao levantamento de pesos em seus postos de trabalho sem o uso dos equipamentos de apoio necessários para tanto. Em entrevista realizada por amostragem de 10% de uma população de 60 funcionários por meio de questionário qualitativo em uma pesquisa descritiva, se identificou as conseqüências que as operações que exigem levantamento podem trazer ao ser humano principalmente no que diz respeito à fadiga muscular. São comuns afastamentos por motivos de saúde e até mesmo invalidez de pessoas causadas pelo levantamento de pesos de forma incorreta e repetitiva. Para que situações como essas deixem de ser comuns nas empresas, passaram a serem criados normas e critérios baseados na resistência física do ser humano e dispositivos ergonomicamente corretos para execução das tarefas.
PALAVRAS-CHAVE: Ergonomia. Peso. Levantamento. Esforço. Trabalho.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, as organizações estão tratando o assunto ergonomia nos postos de trabalho, com maior atenção e cuidado visando o bem estar dos colaboradores. Este artigo trata exatamente sobre o assunto ergonomia principalmente no que tange levantamentos de pesos nos postos de trabalho. O objetivo deste artigo é estar tratando o assunto de forma a mostrar os riscos que as pessoas correm a todo o momento em seus postos de trabalho sem a correta postura e a utilização de equipamentos que atenuem os esforços físicos. Outro ponto a