Artigo Do A O
Historia do Aço
O ferro passou a ser usado com frequência, partir do momento em que descobriu-se como extrai-lo do seu minério em torno de 1.500 a.C, provavelmente no Oriente Médio. Do primeiro milênio da era Cristã o ferro difundiu-se para toda bacia do Mediterrâneo.
Hoje o aço esta presente no nosso cotidiano de tal forma que seria impossível a humanidade ter se desenvolvido aos níveis tecnológicos atuais sem o emprego da tecnologia de redução do ferro para a obtenção do aço
O ferro se combina tão fortemente com o oxigênio, que é preciso temperaturas muito altas – mais de 1.000 °C – para separá-lo do minério de ferro. Na pré-história (período que os historiadores definem como sendo anterior à escrita), com fogueiras e fornos comuns, tais temperaturas eram muito difíceis de serem alcançadas.
O bronze – liga de cobre e estanho – já era obtido há cerca de 5.300 anos, mas o ferro só pôde ser obtido mais tarde, com o aperfeiçoamento de fornos com os quais se obtinham temperaturas mais altas (basicamente com mecanismos, como o fole, que sopravam o ar no meio do fogo).
Melhorias subseqüentes possibilitaram a produção de pequenas quantidades de aço. Com a invenção do