artigo de opiniao
O congresso nacional pretende regulamentar uma lei que permite a total terceirização no Brasil.
Imagine vocês hospitais sem médicos e enfermeiros, as construções sem operários, as escolas sem professores, as empresas sem colaboradores.Todos trocados por profissionais com salários mais baixos e sem nenhum beneficio, a estimativa que o salário dos terceiros são em media 30% mais baixo do que dos trabalhadores que são efetivos.
O projeto de lei (4330/04) vem preconizar que terceirização, é técnica moderna de administração de trabalho, mas de fato, representa uma destruição da classe trabalhadora , que se vê reduzido a condição de coisa invisível, a terceirização pode estar mascarando a volta do trabalho escravo no Brasil, tendo em vista que o funcionário terceirizado trabalha um período em cada local e um pouco em cada horário, quando necessita de cobrar seus direitos não sabem nem ao certo quem é o tomador de seus serviços, sendo que as terceiras normalmente são descapitalizadas e não tem como acertar os honorários de seus colaboradores.
Os trabalhadores perderam direitos conquistados com anos de luta, desde a revolução industrial estamos lutando por mais direitos e benefícios os quais querem nos tirar a força. Sem falar na falta de segurança que as terceiras apresentam, a estatísticas que mostram que a cada 10 acidentes que ocorrem com trabalhadores 8 são em empresas terceiras, a cada 5 mortes em trabalhos 4 são em prestadoras de serviço (terceiras).
A terceirização é o mecanismo de destruição do direito do trabalho, o PL 4330 visa pulverizar os trabalhadores, destruindo as classes trabalhadoras e sindicais para que eles não tenham forças para lutar contra o patronal.
A maior queixa que se tem da classe trabalhadora, está ligada ao fato da falta de pagamento de direitos trabalhistas, e que tais empresas fecham sempre antes de quitar seus débitos com seus trabalhadores. Este projeto se aprovado for, acabará com a legislação