Artigo de Inovação: Patentes
ADMINISTRAÇÃO- GESTÃO PARA INOVAÇÃO E LIDERANÇA
A Importância das Patentes para o Desenvolvimento da Inovação
Autoria: Júlia Grala Nogueira, Isadora Zanini e Patrícia Garcia
RESUMO:
A inovação é resultado de uma correta gestão de conhecimentos, que é de responsabilidade de órgãos públicos e privados. As patentes propiciam segurança para se investir em pesquisa e desenvolvimento, assim como em ciência, tecnologia e inovação, que desenvolvem o país (economicamente e tecnologicamente). Existem casos divergentes, porém no mercado cria-se um incentivo para a geração de conhecimento e acaba-se proporcionando vantagens competitivas para seus exploradores. O principal fator inibidor mais relevante para patentes é a falta de conhecimento e de investimento na cultura do desenvolvimento tecnológico nacional, assim é relevante familiarizar a todos com assunto.
1. Introdução
Vive-se em uma economia onde o poder se dá através do intangível, do próprio conhecimento. Quanto maior a capacidade de geração, apropriação e da correta aplicação do conhecimento, maior é a vantagem competitiva e a sustentabilidade do seu detentor e consequentemente, para o país onde ele se encontra (CARVALHO, 2007). Existem dois tipos de conhecimento, o científico e o tecnológico, ambos são de grande importância no processo de inovação, são, muitas vezes, os propulsores do processo inovador e, por conseguinte, do desenvolvimento econômico e social. O famoso economista Schumpeter aponta em diversos estudos a forte relação entre ondas de inovação e o desenvolvimento econômico de um país, a capacidade de expansão da economia se intensifica nestes períodos, assim, a importância de incentivar a segurança desta grandeza intangível e um contexto apropriado para seu desenvolvimento para os governos é altíssima.
Patente é um título de validade temporária outorgado pelo Estado ao inventor que requere seus direitos sobre um processo ou produto, a partir