Ação Social
Abaquar, em tupi-guarani, significa homem que voa, e essa é a proposta: promover a cidadania, a solidariedade e a reintegração social de crianças e jovens, para que eles possam alçar vôo sozinhos. Buscam trabalhar a auto-estima de cada uma dessas crianças, suscitando suas capacidades através das oficinas. Nas palavras da querida Petronila, “o Abaquar transforma o negativo em positivo”
Ao ingressar no projeto, algumas crianças chegam com problemas afetivos, psicológicos, morais, e físicos de toda a ordem - drogas, espancamentos, fome, abandono. É então trabalhada a confiança e a auto-estima através dos ensinamentos das oficinas, mas principalmente pelo afeto e cuidados construídos coletivamente entre as crianças e os oficineiros.
O bairro Santo Antônio certamente é conhecido por ser um dos bairros mais problemáticos de Lajeado no fator violência, porém dentro do Abaquar essa realidade não existe. Não houve até o momento, problemas de violência, drogas ou abusos de nenhuma ordem, e segundo Petronila, isso acontece porque dentro do projeto as pessoas são respeitadas e amadas por serem seres-humanos, e não por sua condição social. Ao ser respeitada, cuidada e amada, a criança desenvolve também em si essa capacidade, e começa também a passar adiante.
Existem algumas oficinas que funcionam em diferentes dias e horários da semana, porém encontramos uma grande deficiência nas mesmas, o tempo em que as crianças permanecem desocupadas é muito extenso, então após um estudo e conversas com a responsável pela ABAQUAR, chegamos a conclusão de que seria muito proveitoso para as crianças uma oficina de TEATRO e BRINQUEDOS ARTESANAIS, onde elas poderão exercer sua criatividade e imaginação, faremos um espaço, cujo o nome será “Brinquedoteca”, onde eles farão seus brinquedos com matérias reciclados,também faremos um espaço destinado ao teatro, onde terá um palco desmontável, roupas e fantasias, as aulas de teatro serão coordenadas por voluntários que