Artigo de Comércio Exterior
CELER FACULDADES LTDA
CURSO DE DIREITO
Bacharelado
COMÉRCIO EXTERIOR
XAXIM, NOVEMBRO DE 2013
MARINA CAVALHEIRO DA SILVA JUNG
COMÉRCIO EXTERIOR
Trabalho, apresentado ao Curso de Direito da Celer Faculdades de Xaxim - SC, sob a orientação da Prof.ª Daniela Menengoti Ribeiro, do Componente Curricular de Iniciação à Produção Científica.
XAXIM, NOVEMBRO DE 2013.
À minha mãe, Joci, aos meus tios, primos e amigos, pelo estimulo, dedicação e carinho, que sempre me deram, nas horas boas e ruins da minha vida.
Meus agradecimentos aos meus pais, professores e colegas que me ajudaram a chegar onde eu estou, enfim a todos os professores, coordenadores e demais integrantes da Celer Faculdades, pela oportunidade de nos ensinar, e pelo incentivo que sempre nos dão quando necessitamos.
RESUMO
O Brasil conseguiu mudar de forma significativa o seu comércio exterior, fato ocorrido nas últimas décadas, até os anos 60 o país tinha produção restrita à exportação de produtos primários, tais como café, que no início do século era responsável por 70% de toda exportação do país, e posteriormente outros produtos ganharam destaque, como cacau, algodão, fumo, açúcar, madeiras, carnes, minérios (principalmente ferro e manganês).
Hoje a economia é mais complexa e diversificada, apresentando exportações de produtos industrializados e processados, calçados, suco de laranja, tecidos, combustíveis, bebidas, alimentos industrializados, caldeiras, armamentos, produtos químicos, veículos de todo tamanho e suas respectivas peças de reposição e aviões.
Produtos industrializados e semimanufaturados, no ano de 1960, correspondiam à apenas 5%