O Papel das ferramentas digitais no ensino e no desempenho do Profissional de Comércio Exterior
SILVA, R. C.; COSTA, L. F. L. G. O Papel das ferramentas digitais no ensino e no desempenho do Profissional de Comércio Exterior. IN: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFRN, 9., 2013, Currais Novos. Anais eletrônicos. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2014.
1. Objetivo
O objetivo do artigo é tratar das ferramentas tecnológicas digitais utilizadas no ensino na área de comércio exterior, tais como simuladores de SISCOMEX, softwares de pesquisa e banco de dados sobre exportação e cartilhas. Aborda também sobre a importância desses instrumentos tecnológicos para a formação do profissional da área e de como esse profissional precisa estar bem informado e treinado para exercer as atividades relacionadas ao comércio internacional. Além de citar como essas ferramentas podem auxiliar na relação da teoria com a prática para uma melhor formação e qualificação profissional.
2. Estrutura do texto
- Aspectos do Comércio Exterior Brasileiro;
- Metodologia da Pesquisa;
- Utilização das Ferramentas Informacionais no Ensino;
- Ferramentas Tecnológicas como Auxílio Profissional;
- Análise dos resultados obtidos.
3. Principais argumentos
Inicia-se o artigo ressaltando que o uso da tecnologia da informação se faz cada vez mais presente na vida de toda a população, inclusive as ferramentas tecnológicas servem como um apoio aos professores e auxiliam as escolas em um papel mais dinâmico no processo de ensino e aprendizagem. Lembram também que a profissionalização na área de comércio exterior depende da utilização da tecnologia da informação, para as transações comerciais nacionais e internacionais.
No primeiro tema: ASPECTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO, os autores comentam a criação do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), este que ajudou a facilitar e agilizar a emissão dos documentos das transações e também a sofisticar as relações de comércio e o controle da balança comercial.
Já no segundo tema: UTILIZAÇÃO DAS