Artigo Concreto Protendido
Fabiana Pagung de Magalhães; Janine de Bortoli Costa; Jean Carlos dos Santos Pereira.
Estudantes de Graduação em Engenharia Civil da Faculdade Multivix
RESUMO
A protensão é uma tecnologia que confere ao concreto maior resistência à tração, sendo bastante interessante em estruturas onde existem esforços de flexão elevados. Trata-se de uma tecnologia inteligente, eficaz e duradoura. Quando aplicada ao concreto consiste em produzir esforços prévios que diminuem ou eliminem as tensões de tração no concreto, através de solicitações em serviço. Assim e possível, minimizar consideravelmente a
condição
das
fissuras,
como
fator
limitante
para
o
dimensionamento dos elementos.
Os materiais utilizados no concreto protendido são: concreto, aços de protensão, calda de cimento para injeção e bainhas. E seu sistema de protensão é dividido em protensão completa, limitada e parcial.
PALAVRAS CHAVES
Protensão; Estruturas; e Concreto.
Faculdade Multivix – Serra
1
1. BREVE HISTÓRICO
Desde 1824, com a criação de cimento portland, na Inglaterra os franceses e alemães começaram a produzir o cimento e a desenvolver diversas formas de melhorar e criar este produto.
Durante ao século 19, o mundo já conhecia a possibilidade de reforçar elementos de concreto com a utilização de armaduras de aço. O Francês Haribot patenteou a técnica para fabricação de embarcações de concreto armado. Em 1867, Monier passou a fabricar vasos de flores, lajes, pontes com concreto e armadura de aço. Porém, somente em 18777, Hyatt conheceu o realmente acontecia na aderência entre concreto e armadura, onde realizou diversos ensaios nas estruturas de concreto.
Passando, todos a entender que era necessário colocar armadura apenas no lado tracionado da peça estrutural. Somente no final do século 19, iniciou-se as tentativas dos métodos de protensão, porém sem muito sucesso. As tentativas eram frustrantes, pois a protensão se perdia devido a retração e fluência do