Artigo científico
5.1 Todos os pisos a pavimentar com ladrilhos terão o caimento necessário para perfeito e rápido escoamento das águas para os ralos.CADERNO DE ENCARGOS - AGETOP
219
5.2 A boa declividade dos pisos será verificada pela fiscalização antes de sua aprovação.
5.3 A colocação dos ladrilhos será efetuada sobre uma camada de argamassa A-3, com cimento-cola, de modo a deixar as juntas perfeitamente alinhadas.
5.4 O rejuntamento será feito através de uma pasta de cimento, o qual, conforme o estabecido nas Especificações Complementares, poderá receber o corante apropriado.
5.5 Antes do completo endurecimento da pasta de rejuntamento será procedida cuidadosa limpeza da pavimentação.
5.6 Depois de terminada a pega da argamassa, será verificada a perfeita coloração percutindose os ladrilhos e substituindo-se os que denotarem pouca segurança.
5.7 Nos planos ligeiramente inclinados - 0,3% no mínimo - constituídos pelas pavimentações de ladrilhos, não serão toleradas diferenças de declividade em relação à prefixada ou flechas de abaulamento superior a 1 cm (um centímetro) em 5 m (cinco metros) ou seja, 0,2%.
5.8 As juntas e os arremates deverão obedecer a mesma especificação de revestimento em cerâmica deste Caderno de Encargos.
5.9 As juntas secas não serão permitidas.
ASSOALHOS DE MADEIRA
10.1 A pavimentação de assoalhos de madeira obedecerá no que lhes for aplicável, ao disposto nas normas da ABNT, para tacos de primeira classe, bem como ao disposto abaixo:
a) Será procedida rigorosa seleção dos frisos de madeira, de forma a se obter pavimentação que tenha aspecto absolutamente uniforme.
b) Somente será permitido o emprego de um único tipo de madeira.
c) Haverá uma junta de dilatação de 10 mm junto às paredes, a qual, todavia, não poderá ficar visível, mas sim recoberta pelo rodapé ou revestimento da parede adjacente.
d) Ao fim dos serviços, todos os assoalhos levarão cuidadoso polimento com duas demãos de