Artigo Cientifico
RESUMO
O artigo científico analisa a expansão do islamismo e faz uma relação das rotas trasaarianas entre os três reinos, Sudaneses citando a importância do comércio, a formação e a origem dos mesmos nessa região, mostrando a expansão dos territórios nas terras do Islã, apresentado as três grandes religiões que provocaram influências para a cultura e desenvolvimento do Continente Africano.
INTRODUÇÃO
Nas terras dos Islã, houve os fihads denominados Guerra Santa, eles buscavam conquistar o território através dos pagãos, tornado seus fiéis seguidores e o fihad tinha como objetivo capturar as pessoas para transforma-las em escravos. Para o Islã nenhuma pessoa livre podia ser escravizada por crime ou dívida, pois escravo era quem nascia nessa condição, ou era a ela reduzida em Guerra Santa o ainda era importado da terra dos infiéis. As rotas transaarianas interligavam as cidades africanas, ponto de descanso dos viajantes e seus animais, existiam os postos de arrecadação de tributos e no Norte da África era extraído o sal, transportador por dromedários e no Sul da África em Gana era extraído o ouro e fazia a comercialização de escravos, a base econômica da época era o sal e o ouro, que poderiam ser trocados pelos nômades e comerciantes urbanos.
A FORMAÇÃO DOS REINOS
Teve inicio com o império de Gana, que era formado por vários vilarejos, e tinha o controle comercial de ouro e sal, que procedia das salinas saarianas controladas por elas (Gana), além dos saques que também era um pratica comercial ,isso Ièito através das rotas transaarianas que era um percurso utilizados por comerciantes para chegar as cidades e comercializar esses produtos acima citados. Os Azenegues ,dominavam as rotas do sal e Audagoste as rotas do ouro.
Por ser uma cidade de enrepostos fiscais Gana precisava de uma proteção militar para se defender dos remos de Gaô e Tacru,e a partir daí conquistar novos territórios. Os súditos tinham uma forte influência ,pois eles não