Artigo Cientifico
Fábio Batista Licá2
Palavras Chave: biblia, velho testamento, novo testamento
Introdução
A bíblia, uma coletânea de livros dividida atualmente pelos protestantes em duas partes: velho testamento com 39 livros, e o novo testamento com 27 livros, tendo no total 66 livros considerados canônicos3 (porem, nem sempre foi dividido dessa maneira). Foi escrito em varias épocas, diversos lugares, por mais de 40 escritores diferentes, em varias situações diferentes, tendo sido escrita num período aproximadamente de 1600 anos. Considerada um livro feito por pessoas, porem inspirado por Deus, fala da historia da humanidade e sua relação com um Deus soberano (Yahweh4), criador de tudo que existe.
Mas como começou a historia da criação desse livro? Quem eram seus autores? Como que esses 66 livros foram juntados e considerados inspirados por Deus? Quais são os indícios de veracidades?e suas criticas? . Tudo isso veremos no percorrer do trajeto.
A bíblia tem como seu primeiro livro, Genesis (escrito por Moises, considerado o maior profeta do povo de Israel), que inicia com a criação do mundo, seus seres e logo em seguida a criação do homem. O livro tem sua historia central na ralação do homem com o seu criador. Uma relação pacifica de paz, harmoniosa no seu estado natural. Porem, essa relação é rompida pela desobediência de adão (primeiro homem) e Eva (primeira mulher, criada da costela do homem) ao desobedecer à ordem de seu criador, ao comer do fruto do conhecimento do bem e do mal. como conseqüência imediata o homem é expulso do paraíso terrestre, o éden. Daí em diante a humanidade se encontra em uma decadência moral e espiritual. Cada vez mais longe de Deus, o homem se perde mais e mais em caminhos que levam pra morte. No entanto, no relato do livro de Genesis, podemos perceber um plano traçado por Deus logo depois da queda do homem para resgatar-lo de seu caminho mal. Logo, a mensagem central da bíblia é