Artigo Cientifico
2º período E de Engenharia
Resumo Os médicos necessitam dessa física para mapear o fluxo de sangue em um paciente quando examinam uma artéria parcialmente obstruída e motorista a usam para reduzir a velocidade e escapar de uma multa quando percebem que existe um radar à frente. Iniciaremos pelo movimento unidimensional, ou seja, ao longo de uma reta. Estudando agora os conceitos de posições, deslocamento, velocidade e aceleração em apenas uma dimensão.
1 Introdução A Física se desenvolve em função da necessidade do homem de conhecer o mundo natural e controlar e reproduzir as forças da natureza em seu benefício. É na Grécia Antiga que são feitos os primeiros estudos "científicos" sobre os fenômenos da natureza. Surgem os "filósofos naturais" interessados em racionalizar o mundo sem recorrer à intervenção divina. Um dos objetivos da física é estudar o movimento dos objetos a rapidez com que se movem, ou distância que percorrem em um dado intervalo de tempo.
2 Movimentos Em física, movimento é a variação de posição espacial de um objeto ou ponto material no decorrer do tempo, o mundo e tudo que nele existe, esta sempre em movimento. Mesmo objetos aparentemente estacionários, como uma estrada, estão em movimento por causa da rotação da terra, da órbita da terra em torno do centro da Via Láctea e do deslocamento da Via Láctea em relação às outras galáxias. A classificação e comparação dos movimentos chamada de cinemática pode ser um desafio. Vamos supor que o movimento se dá ao longo de uma linha reta. A trajetória pode ser vertical,