artigo cientifico
Departamento de Engenharia
Engenharia Civil
Mercado de trabalho na engenharia civil
Augusto Lopes Rodrigues (1); João Paulo Barros Barbosa (2); Arthur Peixoto Mendonça (3); Rodolfo Nunes Sanches (4); Lara Rubia Lopes de Sousa (5).
Resumo
O mercado de trabalho na engenharia civil está em crescimento notável devido ao déficit de engenheiros e passa por constantes mudanças levando a diferentes opiniões/visões de pessoas que estão diretamente ligadas a área. Portanto, o estudo em questão visa avaliar a opinião dos alunos de uma universidade particular da região centro-oeste do Brasil, obrigatoriamente do curso de engenharia civil sobre o mercado de trabalho na engenharia civil. Foram abordados cinco alunos ingressantes e cinco alunos concluintes através de uma entrevista com o auxílio de um questionário pré-estabelecido igual para todos os alunos sendo as perguntas elaboradas com respostas diretas. Após a coleta dos dez questionários e conseguinte comparação das respostas obtidas dos alunos, foi notado que os resultados mostraram discrepância entre respostas de alunos ingressantes e concluintes e semelhança entre respostas de alunos do mesmo período.
Palavras-Chave: Engenharia civil; Alunos ingressantes; Alunos concluintes.
1 Introdução
Segundo Autran (2013) a engenharia de uma forma geral é extremamente necessária para o funcionamento de um país. Porém, existe um déficit no mercado desses profissionais, sendo que a engenharia civil é o ramo da engenharia mais requisitado e com a maior escassez de mão-de-obra qualificada. No Brasil isto não é diferente o mercado de trabalho hoje possui uma brutal carência de engenheiros voltados para construção civil sendo causado pela falta sistemática de uma visão de futuro neste país. Segundo Padilha (2013) o mercado de trabalho para a engenharia civil é muito amplo possibilitando a escolha entre as funcões que um engenheiro pode exercer e a