Analise de Artigo Cientifico
Artigo 1: Perfil das vítimas de trauma por acidente de moto atendidas em um serviço público de emergência.
A abordagem do artigo é quantitativa com uma amostra finita (em torno de 430 vítimas de traumas por acidentes de moto) com dados de ordem direta.
Os dados foram coletados junto a clientes ou familiares das vítimas dos acidentes de moto através de formulários previamente elaborados.
Objetivo do artigo: O estudo desenvolvido por esse artigo objetivava caracterizar as vítimas de acidente de motocicleta atendidas em um serviço de emergência do estado do Piaui, procurando, desta forma, ampliar a discussão sobre o assunto e definir estratégias mais específicas de intervenção.
Tabelas: as tabelas apresentam uma síntese dos dados coletados na pesquisa através da análise de múltiplas variáveis. Apresentam também alguns desvios em relação às normas padrões como a ausência de uma linha que separe a coluna indicadora, do corpo do gráfico, além de uma linha que delimite o total, do restante.
Variáveis: O artigo conta com a presença de diversas tabelas que apresentam variáveis específicas.
Tabela 1: Distribuição das vítimas de acidentes de moto segundo a situação do acidente por sexo, faixa etária, escolaridade, renda mensal, estado civil e procedência.
A tabela apresenta variáveis quantitativas discretas (faixa etária, renda mensal), qualitativas nominais (sexo, estado civil e procedências) e qualitativas ordinais (escolaridade).
Não apresenta elementos opcionais.
Tabela 2: Distribuição das vítimas de acidentes de moto segundo a suspeita de álcool por dia da semana, turno do acidente e a existência de sequela permanente ou não.
A tabela apresenta variáveis qualitativas nominais (turno do acidente e o tipo de sequela) e qualitativas ordinais (dia da semana).
Apresenta elementos opcionais – chamada.
Tabela 3: Distribuição das vítimas de acidente, condutores da moto, segundo a utilização de