ARTIGO CIENTIFICO
Acadêmicos do curso Serviço Social da Faculdade Anhanguera/ UNIDERP e professor do curso Serviço Social Anhaguera/ UNIDERP.
FUNDAMENTOS DA POLÍTICA SOCIAL E O SERVIÇO SOCIAL
PALMAS
2013
RESUMO
O objetivo deste artigo é refletir sobre as atuais tendências do mercado de trabalho do assistente social tendo, diversas referência bibliográficas como base de reflexão. O eixo metodológico de abordagem situa o atual quadro sócio-histórico em que as transformações em curso na realidade brasileira - repercutindo no “mundo do trabalho” - apontam para um redimensionamento do Serviço Social, as políticas públicas e, em decorrência disso, na formação profissional e no mercado profissional de trabalho. Nesse sentido, a abordagem histórica sobre a formação profissional, as garantias de direitos previsto na Constituição Federal no artigo 6º e o mercado profissional de trabalho tornou-se a tônica desse debate, uma vez que se consideramos que os processos históricos como chaves para a compreensão dos fenômenos sociais presentes na realidade atual.
Palavras chave: Mercado de trabalho, Política, Política Social e Serviço Social INTRODUÇÃO
A área de atuação do Assistente Social é um campo vasto, complexo e abrangente. Por isso, para atuar de forma eficaz, o Profissional de Serviço Social precisa ter um grande conhecimento principalmente no que se refere à origem do próprio Serviço Social. A Filantropia e o assistencialismo fazem parte da origem do Serviço Social, por isso há necessidade de se conhecer essas assuntos e também relacioná-los ao Serviço Social, para perceber então suas igualdades e diferenças. É importante ainda conhecer as áreas de atuação do Assistente Social e a abrangência dessa atuação, incluindo assim, seus desafios, público alvo e demandas. O Serviço Social tem tido um reconhecimento muito grande, já que tem se percebido a importância