teste
A estratégia para implementação do sistema ERP na empresa MBA seguirá os padrões do ciclo de vida do sistema ERP descrito por Souza e Zwicker (2000, p. 50) e demonstrado através da figura 1.
A implementação será dividida em partes e etapas, onde serão definidos membros da equipe de implantação para realização de cada atividade, as definições das partes e etapas a serem seguidas estão descritas conforme tabela 1:
PARTES
ETAPAS
A- AVALIAÇÃO SOBRE A NECESSIDADE DO ERP
1- Análise da situação atual
2- Análise conceitual do ERP
3- Análise do ERP como solução
B- SELEÇÃO E ADEQUAÇÃO
4- Análise dos processos da empresa
5- Seleção do sistema
6- Adequação
7- Análise do custo
C- IMPLANTAÇÃO DO ERP
8- Definição da equipe de implantação
9- Planejamento de atividades de implantação
10- Implantação dos módulos ERP
D- CONCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO
11- Programação de palestras e seminários
12- Treinamento gerencial
13- Treinamento operacional
E- UTILIZAÇÃO
14- Identificação de modificação no sistema
15- Feedback
Tabela 1 – Estrutura do roteiro de implementação de um sistema ERP.
Estas partes serão explicadas a seguir (ZAMANI, 2009):
A- Avaliação sobre a necessidade do ERP: o objetivo dessa parte é apresentar à MBA os conceitos de ERP e fazer com que a mesma analise a viabilidade de implementação de um sistema integrado. Pessoas da alta administração, funcionários com perfil técnico em informática e funcionários com perfil de negócios devem participar dessa parte.
B- Seleção e adequação: o objetivo dessa parte é analisar as opções disponíveis no mercado, optando pela que melhor se adequar às características da organização.
C- Implantação do ERP: segundo Mendes (2003), é o planejamento das atividades de implantação e gerenciamento de sua execução.
D- Conscientização e treinamento: s meta é diminuir a resistência dos funcionários da empresa com relação à utilização do sistema.
E- Utilização: na execução desta